top of page
Image by Alyssa Hurley
Foto do escritorSara Pazini

Transtorno de personalidade borderline

Atualizado: 3 de jul.

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é um transtorno complexo que se caracteriza por padrões instáveis de humor, relacionamentos interpessoais intensos e turbulentos, impulsividade, instabilidade emocional e uma marcada dificuldade na regulação das emoções. Na abordagem da psicoterapia fenomenológica existencial, o TPB pode ser compreendido a partir de uma perspectiva que valoriza a experiência subjetiva, a busca por sentido e o significado da existência. Aqui estão algumas características do Transtorno de Personalidade Borderline sob a ótica da psicoterapia fenomenológica existencial:




1. Intensidade emocional:


No TPB, as emoções são vivenciadas de forma intensa e avassaladora, podendo levar a oscilações de humor abruptas e extremas. A psicoterapia fenomenológica existencial busca compreender a experiência emocional do indivíduo, explorando as raízes e os significados subjacentes às emoções intensas.


2. Instabilidade nos relacionamentos:


Pessoas com TPB frequentemente apresentam dificuldades nos relacionamentos interpessoais, marcadas por idealização e desvalorização dos outros, medo de abandono e conflitos intensos. A psicoterapia fenomenológica existencial pode explorar as dinâmicas relacionais do indivíduo, suas necessidades emocionais e suas dificuldades de comunicação e expressão afetiva.



3. Impulsividade e comportamentos autodestrutivos:


A impulsividade e os comportamentos autodestrutivos, como automutilação, abuso de substâncias e comportamentos de risco, são comuns no TPB. Na abordagem fenomenológica existencial, esses comportamentos podem ser vistos como tentativas de lidar com o sofrimento emocional e a falta de recursos para regular as emoções de forma saudável.


4. Sentimento de vazio existencial:



Muitas pessoas com TPB relatam um intenso sentimento de vazio existencial, uma sensação de falta de sentido ou propósito na vida. A psicoterapia fenomenológica existencial pode auxiliar o indivíduo a explorar suas necessidades emocionais, valores pessoais e a busca por significado em meio ao sofrimento emocional.


5. Dificuldades na autopercepção e na identidade:


A instabilidade na autopercepção e na identidade é outra característica do TPB, com mudanças frequentes na autoimagem e na visão de si mesmo. A psicoterapia fenomenológica existencial pode auxiliar o indivíduo a explorar sua identidade, suas crenças e valores, e a desenvolver uma maior coesão e integração da própria personalidade.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


コメント機能がオフになっています。

Image by Lukas Blazek

Vamos tomar um café?

Aprenda mais sobre transtornos mentais, como lidar com diferentes estados emocionais e desfrute de reflexões e pensamentos 

bottom of page